Dependência Emocional: Você depende emocionalmente de outra pessoa?

É normal gostar de ser elogiado e reconhecido, mas no caso da dependência emocional isso se torna uma necessidade. O dependente se torna incapaz de ser feliz sozinho, e pode não saber o que fazer ou como se comportar quando não há ninguém por perto, porque só consegue se divertir quando está acompanhado. Assim, são pessoas que temem o abandono e não são capazes de ficar sozinhas sob nenhuma circunstância.

Em resumo a dependência emocional ocorre quando você depende de alguém para se sentir amado e realizado. Sua felicidade depende dessa pessoa e você não consegue se sentir bem quando ela está longe nem tomar decisões sem a aprovação dela.

Dependência Emocional

O que causa a dependência?

É comum que a dependência ocorra em pessoas que tiveram pais superprotetores e cresceram acostumadas a depender de outros. Na vida adulta, se tornam incapazes de se livrar dessa relação; em outras palavras, procuram no parceiro romântico uma espécie de substituto dos pais.
Da mesma forma, quando os pais são ausentes, é possível que o filho se sinta muito sozinho e tenha uma autoestima baixa, buscando alguém que supra sua carência de afeto.

Também é comum que uma experiência negativa na adolescência ou no começo da vida adulta, como um relacionamento abusivo, mude completamente a forma como nos comportamos e enxergamos nossos relacionamentos futuros. Em resumo, somos construídos e constantemente moldados pelas nossas experiências e pelas pessoas que nos cercam.

Somos construídos e constantemente moldados pelas nossas experiências e pelas pessoas que nos cercam.

Assim, precisamos refletir sobre como nossas relações se deram durante toda a vida. Só assim entenderemos a forma como nos relacionamos no presente e os sinais da dependência emocional.

2 comentários sobre “Dependência Emocional: Você depende emocionalmente de outra pessoa?

Deixe um comentário