Infodemia: Excesso de Informações afetam a Saúde Mental

O que é Infodemia?
O intenso volume de notícias, com ou sem credibilidade que gera um mal-estar social de consequências graves.
Desinformação, a desorientação, as teorias conspiratórias e os rumores que confundem, manipula e engana uma população.


A questão é que todo esse exagero de comunicação e informação pode levar o cérebro a um grau de esgotamento capaz de comprometer a cognição e a memória do ser humano, atrasando ou até mesmo estacionando o desenvolvimento intelectual.

Manter-se informado é necessário, mas é diferente de se sobrecarregar de informações e depender somente de apoios externos para lembrar das coisas.
Fica claro que é necessário ter moderação e achar um ponto de equilíbrio, o desafio é filtrar o que realmente interessa a fim de preservar a saúde mental.

Excesso de informações: Mídia, Redes Sociais

O excesso de informações, de múltiplas conexões e de tempo gasto nos dispositivos e ambientes digitais tem causado aumento dos transtornos mentais.

O abalo na saúde mental vem sendo desencadeado por alguns fatores, entre eles:

Medo de julgamento e ataques por conta do conteúdo postado em seus perfis;Sentimento de cobrança para se manter ativo online;Insatisfação com a própria vida pela comparação com as de outras pessoas.

Esses sentimentos, somados à exposição diária e excessiva aos ambientes online, podem levar a problemas psíquicos graves, como ansiedade e depressão.

Nas últimas duas décadas, ficou perceptível que o espaço que a tecnologia tomou na vida das pessoas se tornou cada vez maior e hoje o consumo excessivo de informações é uma realidade inevitável.

Saúde Mental

Deixe um comentário