
Higiene do sono, você conhece?
Você sabia que nossos hábitos antes de dormir tem uma relação direta com a qualidade do nosso sono? Mas por onde começar? Vem comigo!
Higiene do sono é um termo usado para se referir a práticas saudáveis na hora de dormir. Sua importância está ligada à melhora na saúde mental e física. Assim sendo, a qualidade do sono proporciona diversos benefícios, aumentando a qualidade de vida no geral.

Muitos hábitos durante o dia podem afetar o sono. Alguns exemplos são alimentação, prática de atividade física e rotina diária.
Uma noite mal dormida pode acarretar diversos problemas no dia seguinte. A atenção fica reduzida, a pessoa pode se sentir desmotivada, e há ainda danos na saúde.
Segundo um estudo, a privação de sono pode afetar o sistema imunológico, a pressão sanguínea e a saúde mental. Se ela se estender por um longo período de tempo, pode ainda aumentar o risco de ataque cardíaco, depressão e diabetes tipo 2.
Algumas ações devem ser evitadas perto da hora de dormir para se ter uma boa noite de sono:
Evitar levar o celular para cama, desligar-se das telas por pelo menos 30 minutos antes de dormir
Acordar e dormir no mesmo horário, criando uma rotina de sono, ajuda muito para que seu corpo relaxe, funciona como um relógio biológico, sua mente e corpo saberá que esta na hora de desligar.
Esvazie sua mente: escrevendo em um papel o que está te afligindo no momento, o que está se passando na sua cabeça. Funciona também como se fosse um diário.
Prepare o ambiente, por exemplo, apagando as luzes. Pesquisas apontam que nosso corpo é programado para dormir quando escurece, e acordar com a claridade.
Meditação guiada, também pode ser uma ótima escolha, ouvir músicas que te relaxem, por exemplo, sons ambientais como chuva, o som do vento na natureza.
E evite comidas intituladas pesadas a noite, opte por algo mais leve!
Fazer exercícios antes de se deitar
Praticar exercícios físicos antes de se deitar também é prejudicial ao sono. A atividade física libera hormônios como a adrenalina e a endorfina, aumenta a temperatura corporal e os níveis de cortisol no corpo. Sendo assim, os efeitos positivos das atividades físicas durante o dia são negativos quando se precisa relaxar para dormir.
Durante a noite, evite os exercícios pelo menos duas horas antes de ir dormir. Em vez disso, faça alongamentos que relaxam o corpo e podem ajudar a ter uma boa noite de sono.
Sua saúde mental agradece.

