Ventilando nossa casa Emocional

A mente é maravilhosa

Texto incrível da página https://amenteemaravilhosa.com.br/

Ventilador nossa casa Emocional

Desde que nascemos, em nosso interior, existe uma casa emocional. Um lugar onde as emoções básicas residem, imprescindíveis para nossa sobrevivência. O medo, a raiva, a tristeza, a alegria e o desgosto. Toda casa precisa de um cuidado e de uma limpeza, e nossa casa emocional também tem que estar aberta e ventilada. Tem que estar preparada e pronta porque nela chegarão mais emoções, que habitarão em nós, nos informarão e partirão.
Porém, o que acontece quando alguma dessas emoções fica com a gente, habitando nossa casa emocional de maneira permanente, e não vai embora? Se existe alguma emoção que fica, é porque não a deixamos ir embora, seja porque está bloqueada, ou nos faz sentir desequilibrados, infelizes, ou afeta a nossa saúde emocional.

Emoções que entram e saem da sua casa emocional

A essa altura da sua vida, você é responsável pelo que acontece em sua casa emocional. É importante que conheça quais emoções a habitam, quais sentimentos e afetos entram e saem, como se relacionam entre eles e como nos movem para a ação. As emoções que entram em sua casa emocional determinarão seus sentimentos, as sensações produzidas em você, o que sente e como age.

A natureza das emoções é fluir. Senti-las, identificá-las, acolhê-las e deixá-las partir. Sejam elas agradáveis ou desagradáveis de sentir, uma vez sentidas, temos que deixá-las partir.

Ventilar nossa casa emocional

Ventilar os quartos da nossa casa também significa deixar sair alguma coisa que esteja delimitada ou presa. Por exemplo, se você não se permite sentir raiva e a aprisiona no seu interior, acumulará ira. Uma ira que, se não for gerida, pode se transformar em fúria, rancor ou ressentimento.  Se você deixa aprisionadas em algum quarto emoções desagradáveis como a inveja, o rancor ou os ciúmes, elas terminarão te machucando e também as pessoas que te cercam, porque em algum momento elas sairão e isso o afetará de maneira negativa.

Abrir as janelas para deixar entrar emoções novas também faz parte do dinâmico processo da própria vida. Se você não se permite aproveitar, ou sentir amor, porque está ancorado em uma dor anterior, está negando a entrada de emoções que são mais úteis para o momento presente que as passadas.
Você não pode proibir ou se negar a sentir emoções. Mesmo que sejam desagradáveis para você, são importantes e necessárias para que aprenda algo com alguma situação. Você poderá redirecionar sua vida graças a elas.

Emoções Básicas

https://amenteemaravilhosa.com.br/

Deixe um comentário