Tristeza X Depressão

Depressão e tristeza são facilmente confundidos. Alguém pode estar apenas triste por um acontecimento, ou sofrendo de depressão.
A primeira diferença observada é o motivo que leva ao desânimo. A tristeza surge após uma perda, ou até um acontecimento ruim em sua vida. É um sentimento passageiro. Já a depressão não apresenta um motivo claro para deixar a pessoa chateada, podendo perdurar por anos.

DEPRESSÃO
Uma pessoa depressiva fica triste sem motivo aparente. Ela pode ter o emprego dos sonhos, não ter dívidas, estar bem de saúde e, mesmo assim, estar triste o tempo todo. É nítido um sentimento de solidão estampado em sua face.

Longos períodos de tristeza e estresse podem culminar na depressão. Se uma pessoa vive por mais de 6 meses em um ambiente extremamente estressante, pode tornar-se depressiva.

SINTOMAS
Além da tristeza, a depressão causa outros sintomas, como o cansaço excessivo ou a fadiga crônica. Além de não ter o ânimo para realizar suas atividades, o paciente não consegue nem fazer as tarefas rotineiras, devido ao cansaço, sendo comum passar horas no quarto sem fazer nada.

Apesar de todo esse cansaço, o paciente também apresenta insônia. A depressão faz com que a cabeça fique fervilhando de ideias e impeça que o sono aproxime. Essa falta pode ser um forte indício de que não é apenas uma tristeza passageira.

Confira os sintomas


TRATAMENTO
O tratamento para depressão deve ser feito em conjunto por um psicólogo e um psiquiatra. Uma crise pode durar uma semana ou anos e quem teve uma vez poderá sofrer de novo. O tratamento é à base de consultas regulares e medicamentos antidepressivos. Somente o médico poderá recomendar o remédio certo de acordo com o perfil do paciente.



TRISTEZA
Todo mundo, pelo menos uma vez na vida, já sofreu com a tristeza. Ela é causada por vários motivos, sendo passageira. É comum sofrer por alguns dias ou semanas, dependendo do motivo. Mas, não há necessidade do uso de antidepressivos.

SINTOMAS
A tristeza é uma recusa e dificuldade em ouvir um “não” ou aceitar uma mudança brusca e irreparável, como a morte de alguém querido. Cada um sente a tristeza a sua maneira, seja chorando ou afastando-se da sociedade por um determinado tempo.

Ela não causa insônia ou cansaço. É possível passar uma ou outra noite em claro, em estado de tristeza profunda, mas não é o mesmo que a depressão, em que a insônia e o cansaço são incontroláveis e acontecem com frequência.


TRATAMENTO
O melhor tratamento para a tristeza é o tempo. Não é preciso o uso de medicamentos, mas, em alguns casos, recomenda-se uma visita a um psicólogo, para avaliar o caso, principalmente se os sintomas demoram para ir embora. Afinal, um longo período de tristeza (mais que 6 meses) pode tornar-se depressão.

Outra maneira de tratar o problema é melhorar a qualidade de vida, praticando algum exercício ou alterando a sua rotina. Isso ajuda a amenizar a dor e faz com que a pessoa sinta-se melhor, com o passar dos dias.

Enfim, agora que você conhece a diferença entre tristeza e depressão, já sabe que a depressão é um distúrbio emocional, que precisa de cuidados, e que a tristeza pode ser causada por problemas ou acontecimentos cotidianos, sendo passageira, momentânea, poderá cuidar melhor de si e dos seus próximos.

Observe a diferença

Deixe um comentário