Equilíbrio emocional é uma competência comportamental que permite reconhecer a influência das emoções e, em resposta, exercer o autocontrole sobre elas, a fim de obter reações mais centradas, racionais e harmônicas, mesmo quando diante de situações extremas, como as crises.
Uma pessoa equilibrada emocionalmente é aquela que consegue ter clareza e segurança diante de problemas, buscando resolvê-los da maneira mais assertiva possível, respeitando seus sentimentos e limites.

Já no sentido figurado, equilíbrio é prudência, moderação, domínio de si mesmo. Estar equilibrado, nesse sentido, é estar em harmonia nas áreas de sua vida.
Essa resolução deve ser feita da melhor maneira, e de forma pacífica.
Afinal, no dia a dia, enfrentamos várias situações e não podemos deixar nosso emocional nos comandar.
“Conhecer a si próprio é um primeiro passo para quem busca o equilíbrio emocional”
Autoconhecimento

Prestar atenção às suas ações e reações diante dos acontecimentos, concentrar-se no aqui e agora, praticar a auto compaixão e tentar fazer diferente quando sua atitude não for aquela que você desejava são alguns passos que ajudam a alcançar o bem-estar emocional.

Equilíbrio Emocional:Como aprimorar o seu?
Como alcançar o equilíbrio emocional?
Conheça e compreenda seus sentimentos.
Para atingir o equilíbrio emocional você precisa se autoconhecer. É uma trajetória longa e difícil, mas só quando fazemos esse caminho é que conheceremos a nós mesmos.
Aprenda a lidar com frustrações
O mundo não funciona de acordo com o que esperamos dele. Todos os dias nos deparamos com situações fora das nossas expectativas, e por isso nos frustramos.
Assim, saber lidar com o desconforto e com a frustração é essencial para continuarmos e chegarmos aonde almejamos.
Não se apoie em expectativas
Como dissemos ali em cima, o mundo não acontece de acordo com a nossa vontade.
Saber lidar com isso é fundamental. Além disso, não é só uma questão de aceitar, mas de saber trabalhar a partir de objetivos novos quando as frustrações acontecem.

Faça os ajustes necessários
Essa dica se relaciona com todas as anteriores. Como dissemos ali em cima, é preciso se ajustar as situações que enfrentamos.
Porém, como dissemos, não é ter uma reação reativa a situação, mas compreender, analisar e agir.
Pedir ajuda quando precisa
Algumas vezes nós acreditamos ser superpoderosos. Achamos que damos conta de tudo e nesse caso é muito difícil reconhecer que precisamos de ajuda. Porém, é preciso deixar o orgulho de lado e pedir ajuda.
Toda a jornada para alcançar o equilíbrio emocional é complexa e, muitas vezes, dolorosa. Não precisamos passar isso sem companhia. É duro demais.
Quando você sentir que não consegue, fale com um amigo, busque ajuda profissional. Não somos super-heróis, mas somos fortes e podemos chegar aonde sonhamos em conjunto.



